domingo, 5 de maio de 2013

Downtown


Não, o centro de Buenos Aires, não é nem um pouco parecido com São Paulo!
Essa é uma pergunta que já ouvi e respondi algumas vezes.

A capital da Argentina, eu diria, tem uma cultura e arquitetura que em São Paulo só vemos em alguns pontos turísticos, quando esses são cuidados pela Prefeitura. Los Hermanos, são muito patriotas, e podemos sentir isso a cada esquina, será comum você se deparar com uma bandeira argentina na sacada de um prédio, na bancada de um café e não estarão em nenhum momento comemorativo, copa ou algo do tipo.

Sou suspeita para escrever do centro de BsAs, fiquei hospedada no coração da cidade,  no meio da maior avenida do mundo, a 9 de Julho.
Ao final dela está a Casa Rosada, residencia oficial da Presidência, localizada na Plaza de Mayo, onde é palco das manifestações das Madres de Plaza de Mayo reivindicando justiça pelos filhos desaparecidos durante a ditadura militar e diversos eventos históricos do Pais. Aos domingos, a Casa Rosada é aberta para visitas guiadas, sempre às 15h.
Não menos importante, próximo dali, está o prédio do Banco de la Nacion Argentina,  a Catedral – que guarda os restos de San Martín, herói da independência -, o Cabildo, sede do governo colonial e a Manzana de las luces.

Buenos Aires é uma cidade plana, possibilitando a maioria das atividades a pé, assim, quem for conhecer a Plaza de Mayo, pode esticar o passeio e andar também pela Avenida de Mayo, onde fica o tradicional Cafe Tortoni e Café Havana e ótimos restaurantes.
Mas se a preferência for por Compras, uma das Travessas da Av. de Mayo é a Rua Flórida, parecida com as ruas próxima a Praça da Republica em São Paulo e também a Av. Corrientes.
Dividindo a cidade em rotas para facilitar um bom passeio, é a região mais movimentada de Buenos Aires, uma boa opção para percorrer após uma visita ao centro. Corrientes, Tribunales, Colón e Obelisco ficam repletas de gente durante todo o dia e até a madrugada, uma vez que algumas livrarias que estão na região ficam abertas até tarde. Além disso, a área conta com bares, cinemas, teatros, tribunais e outros diversos lugares para visitar.

Ao caminhar pelas Avenidas 9 de Julho e Corrientes, perceberá que no cruzamento está um dos pontos mais conhecidos de BsAs, o Obelisco,  que celebra as datas de fundação da cidade e a escolha como capital federal.

É difícil escrever sobre cada ponto importante para se conhecer do centro da cidade, mas a minha dica seria, reserve um dia - acorde cedo - tome um bom café da manhã - e faça um roteiro a pé, assim um passeio rotineiro quando estamos com guias turísticos ou taxi, pode ficar mais interessante e mais fora do padrão dos mesmos pontos turísticos de sempre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário